PSK31

Sobre o PSK31

O PSK31 é um modo de comunicação digital para o rádio amador. É um dos modos digitais mais comuns e fácil de usar. Uma estação de PSK31 necessita apenas de um transceptor de SSB, uma antena, e uma placa de som do PC ou notebook.

Breve história do PSK31

O PSK31 foi criado por Peter Martinez, G3PLX, em meados dos anos 90. Nos estágios iniciais, os sinais de PSK31 eram enviados com plataformas DSP especializadas. No entanto, em 1999, Peter lançou um software que permitia que o PSK31 pudesse ser enviados e recebidos usando a placa de som do computador. Devido em parte à ampla disponibilidade de tal configuração, o PSK31 tornou-se um dos modos digitais mais populares para radioamadorismo.

 

Como o PSK31 trabalha

Sinais de PSK31 consistem em mudar tons de áudio para transmitir o conteúdo.Caracteres individuais são representadas por uma sequência binária de 1 e 0, a sequência a ser determinada por um sistema chamado Varicode. O número de bits por caractere varia de acordo com o caracter que é usado, um “e” que está sendo representado por 11, conseguindo assim uma maior velocidade de transmissão.

Os bits, 1 e 0, são transmitidos com um tom de áudio em mudança de fase, daí o nome de Mudança de Fase (PSK). O 31 do PSK31 refere-se à velocidade com a qual os dados são enviados, neste modo, a cerca de 31 bits por segundo.

O PSK31 arquiva o seu desempenho de sinais fracos, como resultado de dois factores. Primeiro, um sinal PSK31 é estreito, tendo cerca de 31 Hz de largura. Em segundo lugar, a estrutura de Varicode permite ao computador receptor antecipar os tempos para cada bit de dados. Esses fatores se combinam para tornar PSK31 um dos modos digitais mais populares e de alta performance.

O que significa o “B” em BPSK31?

O “B” em BSPK31 significa binário. Refere-se à forma mais comum de PSK31, que envia dois canais de dados em uma transmissão. Há também um outro faror, QPSK31, adiciona dois canais adicionais para correção de erros, mas é muito menos popular do que BSPK31.
PSK31 é um modo de comunicação digital para o rádio amador mais mais comum e fácil de usar como uma estação de PSK31 e necessita apenas de um transceptor de SSB, uma antena, e uma placa de som equipado PC.

Configuração da Estação PSK31

Uma estação básica PSK31 é composta dos seguintes elementos:

  • Transmissor de HF SSB
  • PC equipado Placa de Som
  • Antena
  • Software PSK31
  • (Opcional) Interface para Placa de Som

Transceiver / Antenna

Praticamente qualquer transceptor SSB pode ser usado. O mesmo é verdade para a antena, como PSK31 funcionará com alguns watts e uma antena de fio. Obviamente, quanto melhor for o transceptor e a antena, melhor será o desempenho, porém o desempenho PSK31 é praticamente o mesmo em ambas as configurações em baixa ou alta potência.

PC / Software

O único requisito importante para que o computador usado para enviar e receber os sinais de PSK31 é que ele tenha uma placa de som. Como regra geral, um processador mais rápido e mais memória são desejados, no entanto, PSK31 funcionará virtualmente em qualquer PC equipado com uma placa de som interna ou externo.

O software para PSK31 é abundante, por isso a escolha de pacotes de software depende muito da sua preferência pessoal. Todos os programas de PSK31 tem a capacidade de enviar e receber sinais de PSK31. Existem muitos com mais ou menos recursos.

Interface de Placa de Som

O software PSK31 tem saída de áudio para placa de som do PC para enviar uma transmissão, no entanto, um mecanismo deve sair para introduzir no rádio para transmitir um sinal de RF, bem como ligação ao tom de áudio à entrada de áudio do rádio. Por isso pode ser usado de alguma forma de interface de placa de som. Pode ser simplesmente um cabo de áudio com rádio com recurso VOX, ou pode ser uma interface externa especializada. Estas interfaces se conectam ao computador e fornecem dados ao transmissor sempre que um tom de áudio está presente. Algumas interfaces contêm placas de som externas a si mesmos, permitindo uma maior flexibilidade na configuração da placa de som. O meu favorito é o USB SignaLink de TigerTronics. Este dispositivo é uma placa de som externa que se conecta ao computador via USB, no meu caso um rádio Yaesu FT-857D, através da porta de dados. É compatível com  plug-and-play e com a configuração mínima exigida.

Outra opção reside na codificação baseado em software. A suíte de software, Ham Radio Deluxe pode utilizar esta abordagem. Se a porta CAT do rádio já estiver conectado ao computador, Ham Radio Deluxe e seu software multimodo, Digital Mestre 780, vai enviar o comando de chaveamento por meio da conexão CAT. O Ham Radio Deluxe ainda tem um livro de visitas muito bom.

As etapas de configuração

Configuração / Instalar Placa de Som Interface ou cabo Instale o software PSK31.

Utilizando o PSK31

O primeira e mais importante passo antes de operar qualquer estação é certificar-se de sintonizar o transmissor. Isso evitará danos ao transmissor e se proteger contra sinais distorcidos. A maioria dos pacotes de software PSK31 tem um recurso de teste / ajuste para essa finalidade.

Outra coisa a observar é o medidor de ALS (controle de nivelamento automático) no rádio. Ajuste o nível do áudio até o medidor ALS sempre lê em 0. Se o nível de áudio é muito alto, os controles de ALC no transmissor vão subir muito  e o resultado será um sinal PSK31 distorcido (splatter).

Em seguida, sintonize o seu rádio em uma frequência comum de a PSK31: 7.070 MHz 28.120 MHz ou 14,070 MHz ). Verifique se o seu rádio está configurado para o modo SSB na banda lateral superior (USB). O seu não terá que mudar as frequências, depois disso, uma vez que os sinais de PSK31 são tão estreitas (31 Hz), todas as transmissões será captado pelo receptor, sem alterar as frequências. Cabe então ao software, não a rádio, o sinal (s) para decodificar.

Abra seu favorito seu favorito software PSK31 . A maioria dos pacotes terá uma exibição “cachoeira”, onde você vai ver todos os sinais do receptor. Se tudo estiver correto de configuração da estação, você vai ver algo como isto:

Na maioria dos pacotes de software, você pode clicar em ou mover um marcador para um sinal para começar a decodificar a transmissão.

Conversa

A primeira transmissão é geralmente uma chamada CQ. Isto é semelhante ao CW, como esta:

CQ CQ CQ de KD5TEN KD5TEN KD5TEN CQ CQ CQ de KD5TEN KD5TEN KD5TEN K

Isto significa basicamente que KD5TEN (eu mesmo) está chamando para alguém entrar em contato. O “K” uma a fim de os meios de transmissão “acabado”, signifing que a outra estação pode iniciar a transmissão. Normalmente, a próxima transmissão seria algo como isto:

KD5TEN KD5TEN KD5TEN de OTHERCALL OTHERCALL OTHERCALL KD5TEN KD5TEN KD5TEN de OTHERCALL OTHERCALL OTHERCALL pse K

Depois disso, a conversação prossegue, com a estação de transmissão e para trás seguinte formato:

OTHERCALL de MyCall Hi there! (Resto da mensagem) BTU OTHERCALL de MyCall k

O “BTU” significa “de volta para você” e é opcional.

Finalmente, no final da conversa, as duas estações de terminar a sua última com “sk” em vez de “k” para significar o fim (“sk” significa chave silenciosa).

 

FREQUÊNCIAS

PSK31 FREQUÊNCIAS:
160 Metros     1838
80 metros       3580
40 metros       7035
30 Metros      10140
20 metros      14070
17 metros      18100
15 Metros      21070
12 metros      24920
10 Metros      28120
6 metros        50290

Fonte: http://bpsk31.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis + 5 =