Dica para Você Ser Radioamador Classe B em Tempo Recorde

Uma das razões para que muitos radioamadores não se promovam para a classe B é o estudo do CW. Vou passar uma dica para você fazer esta prova e ser aprovado sem dificuldades.

A seguir um Simples Passo para Você Conseguir aprovação em CW (Garantido!), aprendi em 3 semanas.

Utilize o site lcwo.net.

No LCWO você pode aprender código Morse (CW) a partir do seu browser. Não precisa instalar programas no seu computador e tem sempre as suas definições pessoais disponíveis, desde qualquer computador com ligação à internet. Você também pode facilmente avaliar o seu progresso com diferentes funções estatísticas.

Fazer o cadastro no site, é fácil e rápido. Recomendo, pois é muito bom e produtivo para estudos, inclusive uma opção que existe no site, o programa gera um texto na velocidade e tonalidade do som da telegrafia ajustável, você recebe o texto, digita o texto que foi recebido em um campo do site e envia, o programa corrige o texto que você enviou e passa
a porcentagem de acerto.

Ao entrar  no site cadastre-se e se necessário mude a linguagem para português. Fig. 1.

Fig 1. Cadastrando-se no lcwo.net
Cadastrando-se no lcwo.net

Para cadastrar-se você não precisa ter um indicativo, mas o login pode ser o indicativo de classe C. Fig. 2.

Fig. 2- Cadastro

Clique em  Lições (1/40) e comece. Não utilize menos de 12ppm. pode ser configurada a velocidade em Alterado, que esta no fim da frese: Parâmetros actuais: Velocidade do caracter = 12 ppm, Velocidade efectiva = 12 ppm, Tonalidade = 800 Hz, Começar o atraso (segundos): = 0 segundos — Alterado.

Nesta tela você pode Alterar as definições do CW.

Na figura abaixo você observa nas setas o que é necessário mudar após cada lição Fig. 3.

Basico para começar os estudos.
Fig. 3 – Básico para começar os estudos.

Abaixo você observa a cara da máquina de CW, chamada de Máquina Morse. Nela você vai treinar seus ouvidos após cada lição. A máquina é atualizada a cada nova lição.

Aqui você vai treinar seus ouvidos após cada lição. A máquina é atualizada a cada nova lição.
Fig. 4 – Aqui você vai treinar seus ouvidos após cada lição. A máquina é atualizada a cada nova lição.

Para incentivar você, eu fiz duas lições por dia com média de uma hora por dia e em 3 semanas já sabia todo o código e na quarta semana fiz a prova e fui aprovado.

Neste site tem um post com todos os textos que caem na prova. Aqui Lembre-se que serão dois, um para recepção e outro para transmissão.

Tabela do Código Morse Internacional

LETRAS
A: “didah”
B: “dadididit”
C: “dadidadit”
D: “dadidit”
E: “dit”
F: “dididadit”
G: “dadadit”
H: “didididit”
I: “didit”
J: “didadadah”
K: “dadidah”
L: “didadidit”
M: “dadah”
N: “dadit”
O: “dadadah”
P: “didadadit”
Q: “dadadidah”
R: “didadit”
S: “dididit”
T: “dah”
U: “dididah”
V: “didididah”
W: “didadah”
X: “dadididah”
Y: “dadidadah”
Z: “dadadidit”
NÚMEROS
1: “didadadadah” 6: “dadidididit”
2: “dididadadah” 7: “dadadididit”
3: “didididadah” 8: “dadadadidit”
4: “dididididah” 9: “dadadadadit”
5: “dididididit” 0: “dadadadadah”PONTUAÇÃO
/ (barra): “dadididadit”
, (vírgula): “dadadididada”
. (ponto): “didadidadidah”
? (interrogação): “dididadadidit”«PROcedure SIGNS»
<BT> “=” sinal de igual ou pausa
<CQ> Chamada
<AR> “+” over, fim de menssagem
<K>  convite a transmitir
<KN> convite a transmitir apenas a estação especificada
<BK> break, convite a transmitir
<R>  all received OK
<AS> aguarde
<SK> fim do conctacto
<CL> «clear», sair do ar

Forte 73

Gilson Oliveira – py2gs
py2gs@yahoo.com

5 comentários em “Dica para Você Ser Radioamador Classe B em Tempo Recorde”

    1. Gilson Oliveira

      Fiz até mais que duas. O importante é gastar mais tempo na maquina morse. Após concluir as lições a máquina começa os testes com as letras aprendidas anteriormente e a nova. No final, vc acaba por saber tudo. na minha opinião a maquina morse é mais importante que as lições, pois é ela que fixa o aprendizado. Use a máquina morse todo dia até o dia que fara o exame. Aí você passará com certeza, pois transmitir será fácil. Só comece a transmitir depois de saber receber todas as letras. Só transmita um pouco para pegar o jeito antes de fazer a prova. Mas não esquente muito com a transmissão, só com a recepçao. 73 de py2gs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete − catorze =